No mercado automotivo da Europa Ocidental, que é o maior do mundo, aproximadamente 20% dos carros novos são do Grupo Volkswagen. Este grupo inclui 12 marcas europeias: Volkswagen, Audi, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Veículos Comerciais, Scania e MAN.
A Volkswagen é uma das montadoras mais populares do Brasil e está constantemente no topo das marcas mais vendidas no país.
No entanto, o que pouca gente sabe é que a VW não é apenas uma marca, mas sim um grupo automotivo que abrange 12 montadoras.
Mas, se todas pertencem ao mesmo grupo, por que não juntar todas? O motivo é simples: cada montadora é focada em um nicho do setor automotivo, desde carros de passeio até caminhões e modelos de luxo.
Aqui, respondemos à pergunta que não quer calar: a Volkswagen é dona de quais marcas? Também te contamos detalhes das montadoras – e qual o foco de cada uma.
Conheça a Volkswagen
Você provavelmente não precisa de uma grande introdução para lembrar de pelo menos dois ou três modelos famosos da empresa. Fusca, Kombi, Gol, Polo… reconheceu?
A Volkswagen nasceu em 1937 na Alemanha. Inicialmente, a montadora era financiada pelo governo alemão para produzir o modelo Kdf-Wagen, que mais tarde viraria o Fusca. Foi só na década de 1960 que a VW foi privatizada, com a incorporação da Auto Union, e começou a se tornar o grupo automotivo que é hoje.
No Brasil, a trajetória da Volkswagen começou em 1953. Atualmente, o país é onde a montadora tem sua maior presença global, atrás apenas da Alemanha (seu país de origem) e da China.
Para se ter uma ideia, a marca foi a segunda maior vendedora de carros do mundo, com um total de 9,3 milhões de veículos comercializados. No Brasil, em 2024, o T-Cross foi o SUV mais vendido. Neste ano, o destaque continua, com o modelo no topo das listas dos mais populares.
Mas, como dissemos, o grupo automotivo é grande, com 12 marcas em seu portifólio. A Volkswagen é apenas uma delas. Vamos conhecer as outras!
A Volkswagen é dona de quais marcas?

Embora no Brasil seja mais conhecido no mercado de carros de passeio pelas fabricantes Volkswagen, Audi e Porsche e nos caminhões pela Scania e pela MAN, o Grupo Volkswagen é representado também por uma série de outras marcas, que produzem de modelos populares a superesportivos e até motos.
Atualmente, o Grupo Volkswagen é dono de 12 marcas no total, são elas: Volkswagen, Volkswagen Veículos Comerciais, Audi, Lamborghini, Porsche, Ducati, SEAT, ŠKODA, Bentley, Bugatti, Scania e MAN.
Confira a seguir um pouco da história de cada um desses fabricantes que fazem parte da empresa alemã.
Volkswagen
A Volkswagen é a primeira e mais antiga é a marca homônima, que deu origem ao grupo automotivo – e até hoje é principal do grupo.
No Brasil, o foco é nos carros de passeios, como hatchbacks, sedãs e SUVs.
Saiba mais: Os 11 carros mais vendidos da Volkswagen
Audi

A Audi é uma junção de marcas alemãs (Audi, DKW, Hroch e Wanderer), que pertenciam ao grupo industrial alemão Auto Union. Inclusive, o logo com as quatro argolas entrelaçadas pelo qual ela ficou conhecida representavam essas quatro marcas.
Depois da Segunda Guerra Mundial, o nome Audi foi abandonado.
Já em 1964, a Volkswagen comprou a Auto Union da Daimler-Benz e decidiu deixar a marca DKW, marcando um renascimento para a Audi. Inclusive, o nome original voltou, em 1965.
Desde então, a marca passou a ser a divisão de luxo do grupo. Atualmente, produz modelos como A3, A4 e A4 Avante, Q3 e Q5.
Bentley

A Bentley foi fundada em 1919 na Inglaterra. Conhecida como uma marca sofisticada, mas esportiva, a companhia já fez parte do mesmo grupo da Rolls-Royce – e, por muito tempo, ficou à sombra dela.
O diferencial da Bentley era não só os carros luxuosos, mas luxuosos e esportivos.
Já final da década de 1990, mais precisamente em 1998, a Rolls-Royce foi vendida para a BMW e a Bentley ficou para o grupo VW.
Atualmente, a marca é mais uma divisão de luxo do grupo automotivo, que deve ganhar carros elétricos em breve. Alguns dos modelos de destaque são o SUV Bentayga e o conversível Continental.
Bugatti

A Bugatti é de 1909 e, apesar de ter sido fundada pelo italiano Ettore Bugatti, é considerada uma marca francesa.
Desde o início, a empresa ficou conhecida por seus carros de corrida e de luxo. No entanto, a Bugatti original fechou em 1952.
Anos depois, em 1987, um empresário italiano comprou a marca e foi responsável por sua sobrevida, agora com o nome Bugatti Automobiles.
Já em 1998, entrou para o Grupo Volkswagen, como uma subsidiária.
A marca é mais uma divisão de carros esportivos de luxo, conhecidos por sua exclusividade. Alguns dos modelos de destaque são o Veyron, o Chiron (um dos carros de produção mais velozes do mundo) e o exclusivíssimo La Voiture Noire, um modelo único conhecido como o automóvel mais caro da história, tendo sido vendido por 11 milhões de euros.
Curiosidade: o Chiron é um dos carros proibidos no Brasil, devido à alta velocidade que o carro é capaz de atingir (que ultrapassa os limites estabelecidos pela lei).
Ducati

A Ducati começou na Itália em 1926, fundada por dois irmãos, como uma empresa familiar. No início, a marca produzia componentes para rádios e transmissões, mas passou a explorar o ramo de motores de motocicletas.
Assim, entrou de vez no mercado.
No entanto, ao longo do tempo a Ducati teve vários donos, com filiais ao redor do mundo, desde Londres a Nova Iorque, Sydney, Paris e Caracas.
Foi só em 2012 que a marca foi adquirida pela Volkswagen em 2012. Ela faz parte do portfólio da Audi, que também a administra.
O foco continua sendo as motos, que já são famosas internacionalmente por seu nome e desempenho em corridas ao longo da história.
Lamborghini

Mais uma marca de luxo esportiva da Volkswagen, a Lamborghini foi fundada na Itália em 1963, pelo industrial Ferruccio Lamborghini. A intenção era competir com o criador da Ferrari, Enzo Ferrari, no setor de carros de corrida italianos.
Um dos primeiros supercarros da marca foi o Miura, de 1966.
Com o tempo, a Lamborghini passou por mudanças de propriedade. Por exemplo, na década de 1970, a montadora saiu da família e passou pela Chrysler e por grupos de investidores internacionais, da Malásia e Indonésia.
Foi só 1998 que a empresa passou a integrar o Grupo Volkswagen, onde mantém sua tradição de modelos de corrida.
Assim como a Ducati, a Lamborghini faz parte do portfólio da Audi. Alguns dos modelos de sucesso nos últimos anos são o Huracán, o Aventador e o Revuelto.
Além disso, a marca também está focando nos modelos eletrificados, com motores híbridos.
Saiba mais: A história da Lamborghini: de tratores a superesportivos
MAN

A MAN muda um pouco o foco: nem carros de luxo, nem de passeio. A divisão é focada na produção de caminhões e ônibus.
As origens da montadora alemã remontam ao século 18, como uma das empresas mais importantes no setor de siderurgia do Vale do Ruhr.
Os primeiros caminhões começaram a ser produzidos apenas em 1915, em uma joint venture entre MAN e a companhia suíça Adolph Saurer AG.
Inclusive, o nome MAN só surgiu bem depois, no final da década de 1980, após uma fusão com uma corporação de mineração e engenharia alemã.
Foi só recentemente, em 2011, que a marca passou a integrar o grupo automotivo da Volkswagen. Ela está presente no Brasil, onde atua no setor de caminhões e ônibus
Porsche

Volkswagen e Porsche nasceram separadas, mas sempre tiveram uma ligação. O projetista do famoso Fusca é Ferdinand Porsche. Ele já era um nome renomado no setor automotivo, tendo participado da construção de veículos, quando se juntou ao seu filho, Ferry Porsche, para fundar a marca em 1931, na Alemanha.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa teve que fabricar carros fora do país, na Áustria, e chegou a desenhar protótipos a pedido de Hitler.
Apesar da ligação de décadas, a Porsche só foi oficialmente comprada pela Volkswagen em 2019, quando as duas já colaboravam.
Dentro do grupo, a montadora ainda é conhecida pelos carros esportivos exclusivos, mas também aposta nos SUVs, como o Cayenne e o Macan.
Scania

A marca foi fundada na Suécia em 1891, com o nome Scania-Vabis. Por muitos anos, fez parte do mesmo grupo da Saab, que fazia carros e hoje atua no setor de aviação e defesa, inclusive fornecendo naves para a Força Aérea Brasileira.
A marca chegou ao Brasil em 1957 e, já no ano seguinte, fabricou seu primeiro caminhão em solo nacional.
Em 2011, a Volkswagen oficializou a oferta de compra da MAN, que já detinha a Scania desde 2006, trazendo as duas para o Grupo VW.
Assim como a marca “mãe”, a Scania é focada na produção de caminhões e ônibus, além de motores. Atualmente, é um dos maiores nomes desse mercado globalmente.
SEAT

A SEAT (sigla para Sociedade Espanhola de Automóveis de Turismo) foi fundada em 1950, na Espanha, como uma fabricante estatal de automóveis. No começo, os modelos eram fabricados sob licença da italiana Fiat, que manteve participação na empresa até o início da década de 1980, em 1982.
Depois que a empresa, que já era uma das mais reconhecidas da Espanha, rompeu com a italiana, começou a se aproximar da Volkswagen.
A compra oficial aconteceu apenas em 1986, com a VW assumindo controle total da Seat, inclusive trazendo os carros para o Brasil na década de 1990. O foco eram modelos visuais esportivos, feitos nas plataformas da própria Volkswagen.
A marca é até hoje bastante famosa na Espanha e, dendro do grupo VW, foca em carros esportivos mais acessíveis.
ŠKODA

A ŠKODA foi fundada em 1985 na então Tchecoslováquia (atual República Tcheca) e é uma das mais antigas do mundo. Em 1948, com o governo comunista, ela foi estatizada.
Depois da queda do comunismo, foi novamente privatizada e se tornou uma das grandes empresas da Euroepa Central.
Foi só na década de 1990 que a ŠKODA foi incorporada pelo grupo VW.
Até aquele momento, a linha era composta por modelos compactos com motor e tração traseira. Depois, focou na produção de modelos de baixo custo da própria Volkswagen, como o Up! (Skoda Citigo) e T-Cross (Skoda Kamiq).
Agora, se dedica ao desenvolvimento de motores e plataformas para os carros da VW.
Volkswagen Veículos Comerciais

Apesar do nome semelhante, a Volkswagen Veículos Comerciais é uma divisão do grupo automotivo focada na fabricação de veículos comerciais, como vans e caminhões voltados para atividades comerciais.
Atualmente, a marca, que atua separadamente, fabrica uma variedade de veículos, que servem desde aos setores de serviços e transporte de passageiros até o setor de emergência.
Alguns dos modelos mais famosos da empresa são a picape Amarok e as vans Crafter e Crafter. Esta última é uma das mais tradicionais do mercado e a mais vendida da história.
No Brasil, a Volkswagen Veículos Comerciais vende chassis para ônibus e caminhões.
Leia mais:
Ficou interessado na VW?
Agora você já sabe de quais marcas a Volkswagen é dona. Ficou interessado em alguma?
Se você estiver cogitando fazer uma troca, nós te ajudamos com seu usado! Basta marcar uma vistoria com a InstaCarro e avaliaremos seu modelo.
Em seguida, anunciamos o automóvel para lojistas e, dentro de 24 horas, você recebe a melhor proposta! Se aceitar, é simples: o dinheiro cai na conta em pouco tempo e você fica livre para fazer seu próximo negócio.
Respostas de 12
O j5da jac Motors pertencem a vcs da vw?
A Cupra, fábrica de belíssimos carros catalães é da Volkswagen e vocês esqueceram
Tem razão, faltou a espanhola Cupra, mas ela não foi incluída pois ainda é uma divisão da SEAT. A Cupra será individualizada e destinada a “esportivos elétricos” do grupo VW. Ela deve começar a ter estes modelos no final deste ano ou início do próximo.
EM determinado período também comprou Boa parte da Suzuki (nao sei se ainda tem essa parte) e recentemente Boa parte da rimac (superesportivo eletrico)
Ótimo está matéria
O J5 não pertence ao Grupo VW. Tive o prazer de.
trabalhar n3ssa empresa alemã.
Ótimas informações.No entanto, gostaria de saber se à MAN,(motores marítimos) têm junto com a Scania;Participação com o grupo VW?
Oi, Cosme. Tudo bem? A MAN hoje é responsável por comandar a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Essa á a parte dela no Grupo Volkswagen.
Volkswagen ! você conhece, você confia.
Eu sou apaixonado por carro sou lanterneiro e faço a restauração
Novidade da notícia do Google, me mandou pra cá, curti muito cara boa matéria! Deveria ter mais dessas com facilidade como foi essa, normalmente não saio caçando matérias pra ler por aí… show de bola .
Gostei da matéria