> Manutenção Automotiva > Gasolina Podium possui diversos benefícios, mas vale o seu preço?

Gasolina Podium possui diversos benefícios, mas vale o seu preço?

Imagem de uma pessoa abastecendo seu carro com gasolina Podium.

A gasolina Podium é um combustível premium, oferecido pela Petrobras, com alta octanagem que melhora o desempenho do motor e reduz as emissões de poluentes. Ideal para veículos de alta performance, proporciona maior eficiência energética e auxilia na limpeza do sistema de combustão.

A gasolina é um dos combustíveis mais tradicionais, mas pode causar uma certa confusão na hora de abastecer. Comum, aditivada, premium… qual tipo escolher?

Uma coisa é certa: a gasolina Podium é a mais cara e, por isso, foi associada a uma qualidade melhor. A verdade é que o combustível realmente tem suas vantagens, como aumento de desempenho e eficiência, mas pode não ser a escolha ideal para todos os tipos de carros.

Por aqui, te explicamos mais sobre a versão premium da gasolina e para quem ela é indicada. E claro, respondemos à pergunta que não quer calar: vale a pena usá-la?

Confira.

Comum, aditivada e premium: qual a diferença?

A gasolina comum é a mais barata, disponível em todos os postos. Ela é o combustível bruto que vem das refinarias, com uma adição de 25% de etanol anidro, e costuma ser bastante parecida em todos os lugares.

Essa modalidade não possui nenhum tipo de aditivo e sua octanagem, que é a capacidade de resistir à ignição espontânea dentro do motor, é de cerca 92 RON.

Vale lembrar que, quanto maior o RON, mais resistente é a gasolina.

A gasolina aditivada é um meio-termo: mais cara que a comum, mais barata que a premium. Ela tem uma octanagem e adição de etanol anidro semelhante à gasolina comum. 

A diferença está na presença de aditivos detergentes na composição, que ajudam na limpeza interna do sistema (como válvulas) e previnem o acúmulo de sujeira. Na prática, isso estende a vida útil do motor (e dá menos problemas para o condutor). 

Já a premium é a mais cara, mas a melhor em termos de desempenho e eficiência. Para que você não se confunda, é importante destacar que ela recebe nomes diferentes dependendo do posto de combustível: é chamada de gasolina Podium, na Petrobras; V-Power Racing, na Shell; e Ipimax Pro, na Ipiranga. Na prática, o produto é o mesmo, só muda a nomenclatura de acordo com cada rede.

No caso das versões premium, a octanagem aumenta, geralmente superando 95 RON (algumas superam até 100 RON). Elas também vêm com detergentes que previnem o acúmulo de resíduos no motor, além de anticorrosivos e antioxidantes. Assim como a aditivada, essas adições aumentam a durabilidade do equipamento.

No entanto, o principal diferencial da gasolina Podium está na melhora do desempenho do veículo, através de aditivos que proporcionam uma queima de combustível mais limpa. 

Outra vantagem envolve os componentes de controle de evaporação, que reduzem a perda de combustível para evaporação e melhoram a eficiência energética. Por isso, quando abastecido com gasolina Podium, o carro costuma “beber menos” e render mais.

Leia mais: Veja sinais de que a regulagem de válvulas está colocando seu carro em risco – e como corrigi-la

Benefícios da gasolina Podium

O principal benefício da gasolina Podium é a melhora no desempenho. Além de proteger o motor contra detonação, a octanagem elevada melhora a resposta do equipamento, o que pode ser sentido – e faz uma grande diferença – principalmente em carros de alta performance, como os esportivos.

Além disso, como falamos, a versão premium eleva a eficiência do processo de queima de combustível. O resultado é menos evaporação e, consequentemente, menos gasto.

Já os aditivos – como detergentes, anticorrosivos e antioxidantes – ajudam na limpeza do motor e previnem o acúmulo de resíduos, diminuindo o desgaste. E com menos desgaste, a vida útil aumenta.

Vale a pena usar gasolina Podium?

Depende.

Pela composição e benefícios, a gasolina Podium é mais cara que as versões aditivadas e comuns. O preço varia dependendo do posto de combustível, já que cada rede tem sua própria marca.

Mas o valor não é tudo. Apesar de ser mais cara, a gasolina premium e aditivada protegem o motor e aumentam sua durabilidade, o que, a longo prazo, podem valer a pena. Quem já teve problema no motor devido a combustível sabe: o conserto sai caro.

Além disso, com a gasolina Podium, o carro bebe menos, então você não precisará abastecer com a mesma frequência que a comum.

Mesmo assim, só vale a pena usar gasolina Podium em alguns casos. A principal vantagem é o aumento no desempenho, mas isso fará uma diferença maior em carros com motores que exigem maior resistência à detonação (octanagem). Ou seja, o uso é recomendado para carros de alta performance, como os modelos esportivos, de corrida e de luxo, que vêm com motor próprio para isso.

Confira: Km por Litro: confira os carros mais econômicos e gastões 

Modelos antigos, que ficam estacionados por muito tempo, também se beneficiam da gasolina premium, já que ela tem maior durabilidade que as outras. A vida útil do combustível, com todas as suas propriedades mantidas, pode chegar a seis meses.

Já para carros do dia a dia, as melhorias no desempenho são mais discretas, o que pode frustrar alguns condutores. Isso não quer dizer que ela não muda nada: a gasolina podium pode ser usada por conta de seus outros benefícios, como os aditivos e melhorias na eficiência energética.

No entanto, pensando na economia e na proteção do motor, a gasolina aditivada também pode ser uma boa opção para os carros de passeio, já que também contém aditivos que protegem o motor. O etanol é outra boa opção, já que costuma ser mais barato e tem um bom desempenho nos modelos flex.

E caso você esteja na dúvida, não tem problema misturar mais de um tipo de gasolina. Mas lembre-se: os resultados não serão os mesmos.

Leia mais: Sobrecarga de bateria: o que causa e como evitar

Quer trocar seu carro? A InstaCarro te ajuda!

A dúvida acerca do melhor combustível para abastecer seu carro (e o mais econômico) provavelmente já passou pela cabeça de todos os motoristas. Agora você já sabe como escolher!

No entanto, por mais que você cuide da saúde do seu veículo, uma hora os problemas começam a aparecer, o desempenho começa a cair, o consumo começa a aumentar… e é melhor dizer adeus. 

Se esse for o seu caso, a InstaCarro pode te ajudar. Por aqui, nós te ajudamos a vender seu carro usado rapidamente, sem esforços e sem burocracia. 

Para isso, basta marcar uma vistoria conosco, para podermos avaliar seu usado. Então, enviamos o anúncio para diversos lojistas e eles poderão fazer ofertas. Em 24 horas, você recebe a melhor proposta e, se aceitar, nós cuidamos de todo o resto. É só esperar o dinheiro entrar na conta! 

Guia de Preços da InstaCarro

Veja o preço real do seu carro no mercado

Clique aqui

Posts relacionados

correia banhada a óleo - Divulgação-Continental
Manutenção Automotiva

Correia banhada a óleo: entenda riscos e cuidados com essa tecnologia

Solução que prometia mais durabilidade e silêncio, mas que virou dor de cabeça para milhares de motoristas brasileiros, especialmente em modelos da Chevrolet. Saiba como identificar falhas, prevenir prejuízos e evitar problemas com esse tipo de sistema de sincronismo.

Uma pessoa com luvas de trabalho e macacão usa um martelo e uma ferramenta de metal para reparar ou moldar uma superfície metálica em um veículo em uma oficina, ilustrando artigo sobre martelinho de ouro
Manutenção Automotiva

O que é Martelinho de Ouro e quando utilizar a técnica?

Possuir um veículo te expõe automaticamente a custos inesperados. O menor dos problemas, como pequenas pedras que atingem o carro durante o percurso ou pequenas batidas em estacionamento podem representar um grande gasto.

Resposta de 0

  1. Rapazzzzzzzzzzzzz….tenho uma Parati Trackfield 1.8 2007 Flex e há duas semanas passei a abastecer somente com Etanol, estava usando gasoline comum no tanque de partida fria e pela manhã o motor funcionava na Terceira ou quarta tentativa. Pois bem, inventei de colocar a Podium no tanquinho pelo fato de a mesma ter uma alta Octanagem…fui funcionar hoje cedo…meu amigo…foi mais de seis tentativas, perdi até as contas hehehe.Pensei que iria melhorar na partida pela manhã cedo, fez foi piorar e todo o sistema está funcionando perfeitamente, até a valvula de solenoide eu coloquei nova pelo fato de ter não ter usado o sistema há muito tempo. Irei voltar para a gasoline comum no tanquinho. hehehe. Abraços.

  2. A gasolina Podium é indicada para se atingir maior potencia e é indicada principalmente para motores
    com mais de 100HP, onde a diferença será mais sentida. Para esses motores, a kilometragem será maior que a mencionada nesse post, por exemplo, para gasolina comum = 8,5 Km/l e para gasolina Podium = 10,5 Km/l, portanto, 23,5% maior. Mesmo a kilometragem sendo bem maior, a gasolina Podium não vale a pena se a preocupação for a economia. Em relação ao alcool, a Podium consegue dar mais potência ao motor.

    1. Tenho um Astra com 170.000Km e só uso Podium faz uns 5 anos. Faço 9.3km/L na cidade e não troco de carro nem a pau.

  3. O desempenho do meu Lifan X-60 está cortando – como se os bicos estivessem entupidos. Estou pensando em usar a gasolina podium da Petobrás misturada com gasolina comum para ver se limpa o motor e melhora o desempenho. Será que isso é possível e funciona????

    1. Oi, Reinaldo. Tudo bem? É difícil dar um diagnóstico sem ter o veículo para avaliar. Neste caso, recomendo que leve a um mecânico de confiança para que ele faça o diagnóstico adequado.

  4. A gasolina de alta octanagem não e só indicada para motores potentes, servem também para os de alta compressão. A alta octanagem evita a detonação antecipada na câmara de combustão, só há benefícios em usa-la, quer quer prolongar a vida útil do veiculo? use sem dó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *