BYD Tan EV é o nome do novo SUV elétrico da marca chinesa que estreia entre no mercado nacional em 2022.
Definitivamente as marcas de origem chinesa chegaram ao Brasil para ficar. Depois da JAC Motors e da Chery, que em 2017 “abrasileirou” e tornou-se CAOA Chery, chegou a vez da BYD chegar ao Brasil.

Uma das fabricantes de carros de maior renome do mercado chinês, a BYD, assim como as outras chinesas, quer revolucionar o mercado automotivo brasileiro, mas dessa vez com o seus elétrico de luxo.
Para se ter uma ideia do tamanho da empresa, só em 2020 até o mês de outubro, as vendas globais da marca chegaram a 530 mil carros, sendo 80 mil destes só de carros elétricos.
De acordo com o site Companies Market Cap.com, em meados de novembro, a BYD ultrapassou $133 bilhões de dólares de valor de mercado, tornando-se a 3ª empresa mais valiosa no setor automobilístico, à frente de fabricantes de renome, como a GM, Ford, Volkswagen, BMW e Ferrari.
Tudo sobre o BYD Tan EV

Com isso, chega ao País o primeiro modelo da marca, o SUV elétrico BYD Tan EV. Atualmente, o mesmo SUV é vendido na China e na Noruega, país que marca a entrada da marca na Europa.
Como curiosidade, os carros da BYD tem os nomes escolhidos de acordo com importantes dinastias chinesas de regimes monárquicos hereditários e, no caso desse SUV, é uma referência a dinastia Tang (618 a 906 D.C).
Segundo historiadores, essa dinastia representou uma época de ouro da cultura cosmopolita chinesa.
Mas aí fica a pergunta: porque o nome do carro é Tan e não Tang? Bom, fora do Brasil o Tan realmente se chama Tang, mas por aqui a BYD justifica que isso faz parte da estratégia da marca de acordo com cada mercado e, como a letra G acaba não sendo pronunciada por conta da pronúncia do Mandarim, preferiram tirá-la do nome. Ou seria para evitar comparações com o suco?

Bateria do SUV BYD Tan EV terá alta autonomia
Bom, o que imporá na verdade é que o BYD Tang, digo, BYD Tan chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2022 e promete, entre outras coisas, alta autonomia de bateria.
Para a estreia do modelo no País, a BYD introduziu a bateria de células de lítio-ferro-fosfato (LFP) que chamam de “Blade”.
No BYD Tan EV, a bateria Blade será de 86,4 kWh e terá autonomia 437 km de autonomia, segundo o Inmetro. A marca promete ainda que será possível recarregar a bateria de 30% a 80% em apenas 30 minutos em uma rede de corrente contínua de 110 kW.
Desempenho do BYD Tan EV

O BYD Tan EV vem com dois motores elétricos, um no eixo da frente (245 cv) e outro no eixo de trás (272 cv) que combinados fornecem uma potência de 517 cv e pouco mais de 68 kgfm de torque.
Assim, o SUV BYD Tan EV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e tem velocidade máxima limitada em 180 km/h.
Design do BYD Tan EV
Quem assina a prancheta de design do SUV elétrico da BYD é o designer alemão Wolfgang Egger, ex-chefe de design da Audi.
A dianteira, convenhamos, não tem grandes diferenças do que o mercado já oferece, com grade dianteira enorme, faróis fullLED afilados e predominância de linhas principais com acabamento cromado.

De lado, o Tan tem linha de cintura alta e grandes caixas de roda, tudo para abrigar as enormes rodas de 22”. O teto tem uma leve caída, quase como um cupê.
Mas é na traseira que as coisas começam a ganhar destaque. A lanterna fina em LED que vai de uma lateral a outra lembra o conceito usado no Porsche Cayenne, por exemplo, mas que se tornou famoso em outros veículos, inclusive nos sino-brasileiros CAOA Chery Tiggo 8 e no JAC T60 Plus que testamos há pouco tempo.

Outro destaque fica para o texto “BUILD YOUR DREAM”, em caixa alta mesmo, que em português significa: “Construa o seu sonho” e para o spoiler traseiro que dá um ar de esportividade ao modelo.

Itens de série do BYD Tan EV
Por dentro também há aspectos importantes de serem destacados. O primeiro deles é que o BYD Tan EV será o único SUV de 7 lugares elétrico do mercado.
Outro destaque está na aparente qualidade dos materiais empregados e na tecnologia automotiva como um todo.
A central multimídia de 15,6” do Tan EV é móvel e pode funcionar na horizontal ou na vertical com apenas um toque e, através dela é possível controlar sistemas do veículo, GPS e até o ar-condicionado digital.
Completam a lista de mimos o teto de vidro panorâmico, painel de instrumentos digital configurável, bancos dianteiros com regulagem elétrica e com acabamento em couro sintético com forrações acolchoadas, volante com regulagem elétrica de altura, profundidade e até aquecimento para ajudar nos dias frios, ar-condicionado dual zone com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador, carregamento sem fio (Wireless) para celulares e iluminação interna nas portas e painel por LED com 30 opções de configuração de cores.

Ah, o SUV Tan EV também conta com a tecnologia NFC (Near Field Communication ou campo próximo de comunicação) para abrir, fechar e até mesmo ligar a ignição do veículo por meio do método de autenticação do próprio aparelho.
A tecnologia NFC permite ainda que, por intermédio da simples aproximação de dois dispositivos, seja possível a troca de informações, sem precisar de cabos ou qualquer contato físico.
Itens de segurança do BYD Tan EV
Entre os itens de segurança do BYD Tan EV, podemos destacar a presença de câmeras de 360 graus (são cinco distribuídas pelo modelo), Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), Piloto Automático Adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), Sistema de Permanência na Faixa (LKS), seis airbags, Frenagem Automática de Emergência (AEB), Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW) e Auto Hold.
Quando o BYD Tan EV chega ao mercado?
Segundo a marca, o SUV elétrico Tan EV começa a ser comercializado no Brasil no primeiro semestre de 2022, mas já há a possibilidade de fazer uma pré-reserva no site da empresa no Brasil.
O preço ainda é um mistério, mas deve ficar entre R$ 400 mil e R$ 500 mil, mas esse valor pode mudar de acordo com a desvalorização cambial.
Vendido em cinco cores: azul, branca, vermelha, cinza e preta, a garantia é de cinco anos para o veículo e de oito anos para as baterias.