O alarme do Toyota Etios pode não agradar a todos. Confira como desativar o sistema e como resolver os principais problemas.
Os alarmes dos carros têm um propósito: proteger os veículos e avisar quando eles estão “correndo perigo”. É o caso de roubos, por exemplo.
Cada modelo tem um sistema diferente. O alarme do Toyota Etios é um que se destaca, com um barulho de buzina bastante alto e chamativo – quase impossível de passar despercebido.
Como falamos, esses sistemas servem para alertar os donos sobre eventuais roubos e, justamente por isso, afastar ladrões. No entanto, alguns barulhos são altos e podem incomodar os próprios motoristas (e outras pessoas ao redor).
Por aqui, te ensinamos como funciona e como desativar o alarme do Etios – e ativá-lo novamente, caso seja necessário.
Como funciona o alarme do Etios?
O alarme do Toyota Etios tem uma peculiaridade. Toda vez que o sistema antifurto é acionado (quando o carro é travado) ou desligado (quando o carro é aberto com a chave), faz um barulho de buzina. O sistema dispara quando há uma tentativa de abrir as portas, porta-malas ou capô quando o modelo está trancado.
O barulho é alto e pode funcionar bem para alertar motoristas e assustar ladrões (ou qualquer outra pessoa que queira mexer no carro sem o controle remoto por perto). Esse sistema sonoro vale tanto para o sedan e hatchback quando para o aventureiro Cross.
Isso também pode acontecer durante serviços de manutenção, como a troca ou recarga de bateria com o alarme acionado.
Apesar das vantagens, o barulhão também pode trazer problemas. O primeiro deles é que o som do alarme pode incomodar os donos do Etios, principalmente quando abrem ou fecham o automóvel em locais fechados, como garagens subterrâneas ou dentro de casa. Outro problema é chamar atenção demais para o veículo e para os donos — sem contar os faróis que piscam quando o sistema é acionado ou desligado.
Pensando nisso, vamos ensinar como desativar o sistema de alarme do Etios.
Leia mais: Como estacionar o carro sem erro: veja dicas infalíveis
Passo a Passo: como desativar o alarme do Etios
Já vamos adiantar: o processo é complicado e envolve uma série de ações em sequências. Para piorar, tudo deve ser realizado dentro de 20 segundos. Mas não é impossível e preparamos um passo a passo para te ajudar.
Se o seu carro veio com o som do alarme ligado de fábrica, é possível desativá-lo com os seguintes passos:
- Insira a chave na ignição (na posição Lock);
- Abra e feche a porta do motorista três vezes (mantenha aberta ao final desta etapa);
- Ligue e desligue a chave na ignição cinco vezes (mantenha ligada ao final desta etapa);
- Abra e feche a porta do motorista uma vez (mantenha aberta ao final desta etapa). Nesta etapa, a luz indicadora de segurança do painel deve acender;
- Desligue e ligue a chave na ignição (mantenha ligada ao final desta etapa);
- Feche a porta do motorista.
Ao final desse processo, a luz indicadora de segurança que apareceu no painel deve apagar. Então, já é possível tirar a chave da ignição e o sistema de som do alarme estará desativado.
Caso você queira resetar o alarme do Etios e ligá-lo novamente, o processo é parecido, com uma mudança importante na reta final:
- Insira a chave na ignição (na posição Lock);
- Abra e feche a porta do motorista três vezes (mantenha aberta ao final desta etapa);
- Ligue e desligue a chave na ignição cinco vezes (mantenha ligada ao final desta etapa);
- Abra e feche a porta do motorista uma vez (mantenha aberta ao final desta etapa);
- Desligue e ligue a chave na ignição duas vezes (mantenha ligada ao final do processo). A chave de segurança do painel deve, novamente, apagar;
- Feche a porta do motorista.
Mas lembre-se: tanto na ativação quando na desativação, todo processo deve ser concluído em 20 segundos.
Vale lembrar que todas essas etapas também estão descritas no manual do proprietário.
Leia mais: Como manter o valor de carro usado ao longo do tempo
Como resolver problemas comuns no alarme do Etios
Assim como em outros carros, pode haver problemas no alarme do Etios, como o sistema disparando sozinho. Como o barulho é alto, essa situação tende a incomodar o motorista mais ainda.
Nesse caso, você pode tentar algumas ações simples para tentar resolver as falhas. Confira.
Ligar e desligar
A solução mais famosa pode funcionar: tente inserir a chave e travar ou destravar a porta lateral pelo lado do motorista.
Se o simples “liga e desliga” não funcionar (afinal, o sistema foi concebido para impedir soluções tão fáceis, você pode tentar ligar e desligar o carro diretamente na ignição.
Trocar o alarme
Mas, novamente, a solução simples pode não funcionar. Se esse for o caso, você pode tentar soluções mais elaboradas.
Uma delas é localizar a caixa de fusíveis, onde ficam os componentes eletrônicos do veículo, e identificar a parte responsável pelo alarme. Então, remova o fusível com um alicate, o que desligará o alarme na mesma hora.
Essa solução demanda um pouco mais de conhecimento do carro e suas peças, então vale sempre ler o manual do proprietário antes de arriscar.
Após removê-lo, você tem duas opções. A primeira é colocá-lo de volta no lugar e ativá-lo, checando se ele funciona corretamente. Se disparar sozinho novamente, deu errado e provavelmente será necessário substituí-lo.
É possível adquirir um dispositivo novo e fazer essa troca por conta própria, retirando o danificado e conectando os cabos do modelo correto da mesma forma que o anterior.
Esse procedimento requer conhecimento técnico do carro e da fiação. O mais recomendado é procurar um mecânico de confiança.
Resetar a bateria
Se você não quiser se dar o trabalho de ir ao mecânico, é possível tentar um “liga e desliga” diretamente na bateria. No entanto, lembre-se que a bateria é uma peça essencial (e cara) do carro, que exige muito cuidado.
Antes de tudo, use os equipamentos adequados, como luvas e óculos protetores. Nada de plásticos, que podem incendiar com as faíscas.
Primeiro, localize a bateria embaixo do capô (você pode consultar o manual para mais detalhes). Em seguida, desconecte o fio terra do terminal negativo usando um alicate. Cuidado para que esse fio não volte para o lugar e atrapalhe o processo.
Se o carro tiver uma bateria reserva (o que é bem raro), faça o mesmo e a desative.
Uma vez que todas as baterias estiverem desligadas, o alarme será desligado junto.
Depois disso, espere algum tempo para que o carro resete e volte a conectar tudo como estava. Todo esse processo forçará a reinicialização do modelo. Se não der certo e o alarme voltar, você já sabe: procure um profissional.
Cansado de problemas com carros antigos?
Todo carro tem seus problemas, seja no alarme ou em outros componentes. Às vezes, compensa mais desapegar e investir em um modelo novo.
Se você está pronto para vender seu carro usado e precisa de uma ajudinha, a InstaCarro é o lugar certo. Você pode marcar uma avaliação conosco e anunciaremos seu modelo para diversos lojistas.
Depois de 24 horas, você recebe a melhor proposta e basta decidir se quer ou não vender. Se a resposta for sim, é só ficar tranquilo e esperar o dinheiro cair na conta.